terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ESSÊNCIAS E AROMAS NATURAIS

“A vida não espera de nós sacrifícios inatingíveis, ela apenas pede que façamos nossa jornada com alegria em nosso coração e para ser uma benção para todos aqueles que nos rodeiam. Se nós fazemos o mundo melhor com a nossa visita, então nós cumprimos nossa missão” (Edward Bach).


Não poderia deixar de inaugurar este texto fazendo uma homenagem à vida, essa viagem diária rumo ao aprendizado. É-nos dado, de graça, o poder do conhecimento. Todos os dias de nossa existência podemos aprender sem limites, com perseverança e ação, sendo sempre de bom grado repassar os conhecimentos obtidos aos nossos companheiros. Que o conhecimento ilumine nossa vida e nos faça um aprendiz eterno e um instrutor compreensível.
Neste pequeno artigo pretendo lançar as primeiras fagulhas de luzes sobre o tema: Essências e aromas naturais. Nesta etapa não nos atentaremos, simplesmente por desconhecimento da ciência, a particularidades fitoterapeuticas que as plantas possuem. Iremos, sim, mostrar como podemos extrair os óleos presentes nas plantas e aromatizar nosso ambiente com perfume natural através de técnicas caseiras.
Em nossa busca, por esclarecimento do tema, encontramos quatro procedimentos para se extrair os óleos essenciais das plantas. Começaremos do mais simples para o mais complexo:
1-                               Extração por álcool: Geralmente usado na manipulação de cascas de frutas cítricas (limão, laranja, tangerina, etc.). Colocam-se as cascas de frutas junto ao álcool de cereais em um recipiente de vidro. Vede bem o recipiente com cera de vela e deixe por dez dias em lugar seco e escuro. Usar como essência aromática nos ambientes ou nos alimentos.
2-                               Extração com solventes voláteis: Deixe as plantas imersas a um solvente químico, de preferência acetona, que irá extrair os compostos aromáticos da planta. Do produto fornecido dissolva-o em álcool de cereais para a remoção do solvente. Evapore o álcool e obtenha o absoluto, geralmente, usado para perfumaria.
3-                               Floral: Baseado nos florais de Bach. Neste artigo sua utilização será simplesmente para produção de aromas, sem fins medicinais. Colha as flores que lhe convêm (por apreciação de seu aroma) pela manhã e as coloque em um recipiente. Evite o contato das flores com a mão. No método solar colocam-se as flores em um recipiente, acrescentando água até encobri-las. Deixe-as expostas ao sol por 3hs. Este método é favorável as flores de primavera e verão. No método de fervura colocam-se as flores em uma panela de inox coberta com água e fervida por 30 minutos. Apague o fogo e deixe a esfriar perto da planta. Este método é favorável as flores de outono e inverno. Nos dois métodos a água é coada e colocada numa garrafa com 50% da solução obtida e 50% de álcool de cereais. Desse processo obtêm a essência aromática das flores.
4-                               Por hidrodestilação: O quarto procedimento não é o mais complexo em sua estrutura metodológica e sim por sua aparelhagem. Na primeira etapa a folha ou a raiz da planta deve ser triturada ou cortada. Posteriormente, coloque-as em uma panela e acrescente água até tampar as folhas. Leve ao fogo. Adapte uma tampa a panela que possua um orifício onde possa passar uma serpentina. Vede o orifício da serpentina com durepox ou outro material semelhante. Mergulhe a serpentina em uma bacia com água para condensar o material evaporado. Coloque o óleo essencial condensado em um frasco, obtendo assim sua essência.

Esses quatro métodos nos possibilitam extrair a essência das plantas, seu poder, sua alma, seu aroma.
As plantas possuem óleos essenciais em todas as suas partes vitais, desde suas raízes, cascas, frutos, flores até suas folhas.
Dentre as essências mais extraídas das plantas estão:

1-                               A folha de laranjeira; estimulante da sensualidade, sedução e do prazer.
2-                              Da laranja doce; essencial para relaxamento em banhos.
3-                              Da rosa; utilizada para relaxar o ambiente, além de ser usada no tratamento da pele.
4-                              Alecrim; estimulador da memória e combatente da fadiga mental.
5-                              Limão; com ações calmantes.
6-                              Da folha de eucalipto; aromatiza o ambiente

A partir dessas técnicas simples e caseiras podemos produzir nossas próprias essências aromáticas com simplicidade e bom gosto. Poderemos melhorar nosso ambiente com perfumes naturais e vivenciar o poder que a natureza nos concede. Bom Proveito!

(David Lugli)



Nenhum comentário:

Postar um comentário